sábado, 5 de fevereiro de 2011

E OS RUDIMENTOS... SÃO IMPORTANTES?

Os rudimentos são importantes para você? 
Quais rudimentos usamos mais? 
Os rudimentos são úteis para todos ou somente para os que querem ser acima da média? 

Os rudimentos para bateria são extremamente importantes para todos os que querem tocar bateria (ou que já tocam). É altamente recomendável que todo baterista conheça estude.
A palavra rudimento significa: primeiras noções, primeiros princípios de uma ciência, língua ou arte (http://www.dicio.com.br/rudimento).  Isto é, os rudimentos são o alicerce em cima do qual você irá construir a sua arte de tocar bateria.
Alguns bateristas dizem que não estudam os rudimentos porque não precisam usar os rudimentos para tocar ou que não se aplicam ao seu estilo ou que não tem aplicação prática. Na verdade soa mais como uma desculpa ou porque não conhece ou porque não gastou tempo com isso, acaba que não conhece os benefícios do estudo de rudimentos.
Apesar de não utilizarmos todos os rudimentos em todas as músicas isso não quer dizer que não tem aplicação prática. É como se tentássemos utilizar todo o nosso vocabulário em um artigo como este, mas os rudimentos da escrita são utilizados.
Os americanos são muito organizados e estabeleceram através da PAS – Percussive Arts Society os 40 rudimentos que são os mais importantes na música.

Grandes bateristas como Buddy Rich, Gene Krupa, Steve Gadd, Jeff Porcaro, Mike Portnoy que levaram a arte de tocar bateria a outros patamares (além de muitos, muitos outros) utilizaram e utilizam rudimentos.
Então pratique todos os rudimentos. Este estudo fará com que sua a arte seja aprimorada, você vai perceber que a precisão de suas notas vai ser melhorada e com uma facilidade maior em expressar o que você quer.

1 comentários:

Unknown disse...

camarada, muito bom! os rudimentos são importantíssimos
sabe onde posso ter exemplos de partituras de rudimentos tocadas?
um abraço e bom trabalho!

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB