domingo, 20 de fevereiro de 2011

ESTUDAR É UMA ARTE – parte 1

Não adianta ter aulas, tem que estudar.
Qualquer pessoa que aprendeu a tocar um instrumento musical sabe que estudar é essencial para aprender.
Mas muitos músicos gastam tempo praticando sem saber que estão na verdade perdendo tempo, ou sendo muito pouco produtivos. Para que a prática leve o músico a melhorar sua performance deve haver uma visão clara de qual direção tomar. Sem direção o esforço será imenso e sem resultados. Você irá estudar o que não precisa.

Antes de estudar defina metas.
Para você definir suas metas é importante conhecer o “estado da arte” do que você irá estudar. Você precisa ter uma idéia clara do som e da atitude de um bom músico que executa o que você quer aprender. Nem sempre o que parece ser fácil é realmente fácil. Ter essa idéia bem clara irá te ajudar a definir como você irá estudar. Para isso, não perca nenhuma oportunidade de ver e ouvir grandes músicos tocando ao vivo, ou no mínimo procure vídeos na internet.

Apresento a vocês o original. O metrônomo.
Tenha conhecimento das suas fraquezas e das suas necessidades mais importantes.
Pode ser em técnica, timbre, leitura, destreza, etc. Talvez sua limitação seja nos grooves, ritmos, viradas, frases, solo, manter o tempo, musicalidade. Comece focando nessas áreas onde você tem maior necessidade, qualquer que seja sua limitação (e todos nós temos alguma). Se você não tem certeza do que você precisa melhorar, pergunte a um professor ou a um colega músico ou alguém da sua banda. Você pode também filmar ou gravar o áudio de você mesmo, isso com certeza irá te ajudar a definir suas metas.

Com algumas metas em mente você começará a estudar com mais eficiência e com certeza verá um crescimento no seu desempenho.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB