sábado, 12 de fevereiro de 2011

CRIANDO VIRADAS (FRASES) DE BATERIA

Para onde vou?
Como inventar viradas? 
Ou como fazer viradas legais. 
Essa é uma questão que todo estudante de bateria faz. Se você está lendo este artigo é porque você quer encontrar algumas dicas sobre viradas e colocar algumas novidades e lances criativos na sua arte de tocar bateria.

Vão abaixo algumas. Apenas algumas maneiras de você inventar novas viradas:
          Aprenda alguns ritmos e melodias de algumas canções. Não precisa ser do mesmo estilo ou gênero de música que você faz ou que está acostumado a tocar. Pegue uma parte desse ritmo ou melodia e aplique na bateria. E isso não precisa ser exatamente como você ouviu, use sua criatividade.

·         > Imite a melodia da música que você está ensaiando.

·         > Extrapole as viradas e frases que você já sabe modificando as peças da bateria que você toca ou a manulação que você usa normalmente. Adicione algumas peças da bateria em situações que você normalmente não usa. Como por exemplo, ao invés de tocar um tom tom toque o bumbo.

Abe Laboriel Jr: grandes gigs e um kit pequeno
·         > Limite a quantidade de instrumentos do seu kit de bateria. Seja criativo usando somente a caixa ou somente um tom tom. Note quantas idéias irão aparecer ao usar um kit minimizado. Com certeza isso irá forçará sua criatividade. Claro que é um artifício para quando você está estudando ou ensaiando.

·         > Adicione acentos, flams, didles, buzz em várias peças da bateria e em qualquer parte das viradas ou frases que você utiliza sempre (flams, didles e buzz são rudimentos da bateria, pesquise! Leia também o post sobre a importância dos rudimentos).

Mike Portnoy: o estilo pede um kit grande
·         > Escute gravações de outros bateristas e copie suas frases e viradas. Escreva-as se você sabe escrever partituras. E se você cantar essas frases, verbalizando o que você ouve, você irá acelerar sua habilidade de tocar a frase, groove, virada, seja o que for.

·         > Escute muita música. Não apenas do estilo que você gosta, mas com bateristas consagrados. Isso vai aguçar sua criatividade e aumentar seu repertório.

Essas são apenas algumas sugestões. Há milhares de maneiras de inventar frases. Com certeza algumas dessas idéias irão te ajudar a iniciar e aumentar seu vocabulário na arte de tocar bateria.

3 comentários:

Anônimo disse...

legal!!!

°°Dark_รiєgнaят°° disse...

muito Legal Vai ajudar Bastantes nas viradas

Trade Mário disse...

Ae galera quero deixar aqui meus parabéns, pela iniciativa de vc s terem criado este site e com certeza é aqui que encontremos suporte para o estudo de batera, eu estou começando agora essa carreira e aqui tou vendo muitos assuntos ótimos que me deixa mais otimista. Abraço a todos e continuem nessa força e que Deus abençoe a todos

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB