quinta-feira, 10 de março de 2011

DEU BRANCO...

Ai, ai, e agora?

O dirigente de louvor está olhando para você junto com toda a igreja, e você não se lembra como é a bendita música que foi ensaiada 15 minutos atrás.

Acontece.

Outra: você treinou muito aquela virada na bateria ou aquela frase no seu instrumento, treinou até enjoar e ter certeza de que estava dominada. Mas na hora do show ou do louvor... Não conseguiu.

Acontece...

Mas, porque acontece?

Ler é bom!
Li um livro tempos atrás (O que se passa na cabeça dos cachorros e outras aventuras – Malcolm Gladwell - sinopse) que diferenciava o “branco” do “colapso” (o colapso pode ser entendido também como “pânico”).

Resumindo os conceitos fica assim:
1.       Branco: algumas pessoas quando estão sob pressão reagem de maneira que lhes foge da mente o necessário, o cérebro desliga e nada mais funciona. Você não se lembra da música... Ou não se lembra da seqüência de coro/estrofe... Ou não lembra nem o tom da música. Você travou.
2.       Colapso: algumas pessoas quando sob pressão perdem a autoconfiança e isso faz com que o automático não funcione mais, elas têm que pensar em cada movimento que estão fazendo, as notas não fluem mais nem tem a velocidade necessária. É como se estivesse aprendendo a tocar seu instrumento novamente, ou como se estivesse ouvindo a música pela primeira vez (a mesma que estudou a semana toda).

Lembrando do conceito de competência (leia o post!): conhecimento, habilidade e atitude, você tem o conhecimento e a habilidade, mas na hora de exercitar a atitude você trava.

Suas reações dependem da sua história de vida
Conhecimento e habilidade você obtém estudando e gastando tempo, atitude também! Mas a atitude tem mais outra questão: até você começar a tratar dela é a sua história de vida que determina suas reações em cada situação. Isso quer dizer que por mais que você estude para aumentar seu conhecimento e sua habilidade se você não tratar da sua alma sua atitude vai te derrubar.


Respondi por que acontece... Mas, e a solução?



Tratar da alma é algo que normalmente necessita de ajuda externa. Mas o simples fato de conhecer o porquê te dá um branco ou colapso e se policiar já vai te ajudar a superar suas dificuldades. Se você acha que precisa de uma ajuda externa procure seu pastor ou um psicólogo, vai ser recompensador.


Leia também o post sobre como aprimorar suas competências.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB