quarta-feira, 2 de março de 2011

ESTUDAR É UMA ARTE – parte 3


Quanto estudar
 
Para “fazer render” o seu tempo de prática é importante manter uma freqüência regular de treinamento. O melhor seria estudar sempre que quisesse, mas a nossa vida moderna, agitada, cheia de compromissos e coisas para fazer não nos permite. Mesmo que você seja um músico profissional, para ganhar “dindin” tem que ralar. E isso acaba tirando nosso tempo de estudo. É importante estabelecer um horário para estudar todos os dias (ou pelo menos cinco dias por semana). Marque este horário na sua agenda e se esforce para não furar, isso vai ser um pouco difícil no começo, mas depois de criar o hábito ficará mais fácil.

Quanto tempo estudar
A quantidade de tempo que você irá gastar praticando depende basicamente de duas coisas:
                     1. Seu nível atual de domínio do instrumento
                     2. Suas metas como músico, aonde você quer chegar

Os que almejam ser profissionais (viver da música) devem estudar no mínimo quatro horas todos os dias, fora suas aulas na faculdade de música ou em alguma escola.

Lembro-me que quando estava estudando Engenharia Mecânica eu mantinha uma rotina de duas horas diárias, fora os ensaios com minha banda, cultos e eventos. Durante as férias da faculdade a rotina era de oito horas diárias (fora ensaios e etc.). Graças a Deus que aproveitei este tempo, é a minha base hoje para desenvolver minha música, já que hoje meu tempo para estudar é restrito.
Depois de definir suas metas o mínimo recomendável seria:
                1. Nível iniciante: pratique pelo menos 30 a 45 minutos por dia 
                2. Nível intermediário: pratique pelo menos 1 hora por dia
                3. Nível avançado: pratique pelo menos 2 horas por dia

 Conforme você vai atingindo suas metas, é necessário aumentar o tempo que você gasta praticando. Conforme foi discutido na parte 2 desta série, garanta que sua meta principal esteja dividida em metas menores e mais fáceis de atingir. Você deve ter metas diárias, semanais, mensais e anuais.

Importante: como comentei, no início não é fácil. Para formar o hábito comece aos poucos. Por exemplo: sua meta é estudar uma hora por dia, comece com 15 minutos na primeira semana, passe para 30 minutos na semana seguinte, no final do primeiro mês você estará praticando uma hora por dia. Durante este período coloque isso como prioridade em sua vida, se não for assim você não irá formar o hábito de estudar sempre, mas o de estudar quando der...

Quanto mais você estudar, maior será o seu crescimento.

Leia a parte 4! (Em breve)

Você já leu a parte 1?
Você já leu a parte 2?

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB