domingo, 10 de abril de 2011

MÚSICA

Você realmente sabe o que é?
Talvez saiba, mas nunca percebeu.

Música é a expressão de sentimentos em forma de sons ou a nossa interpretação do que foi escrito ou inventado por alguém. Quando estamos tentando expressar nossos sentimentos ou interpretar algo usamos algumas “ferramentas”. Eu digo “tentando expressar” porque nem sempre conseguimos... É verdade. Vou explicar tanto as ferramentas quanto o tentar expressar.

Expressar sentimentos em forma de sons é a arte da música em si.
Técnica não é arte é uma ferramenta para tocar um instrumento ou cantar, é a base que nos ajudar a praticar essa arte. O público em geral não conhece técnica nem sabe o quanto é difícil fazer aquela escala ou tocar naquela velocidade. O público quer saber de sentimento, é a linguagem que ele entende na música. Exemplificando: todos nós conhecemos algum músico que não tem muita técnica, mas que é muito requisitado ou faz o maior sucesso com o público. Esse músico sabe como utilizar os sons de maneira que as pessoas são tomadas por alguma emoção e para os músicos, além da emoção, o som pode ou não ser bom. Esse músico que tem pouca técnica traz um clima ao ambiente que parece que envolve todos em um sentimento coletivo. Isso é fantástico! Só nosso Deus para inventar um negócio desses.

Trazer o clima.
Isso é a essência da música, fazer o clima do lugar ficar do jeito que queremos. Claro que é legal assistir um instrumentista despejando notas tão rápido que você não consegue acompanhar seus movimentos ou usando uma harmonia tão complicada que nem o Chediak explica, ainda mais se for de bom gosto. Mas isso só faz sentido se for feito para criar o clima que o músico ou a banda quer impor ao ambiente.
Não quero dizer que a virtuosidade e o complicado não são legais, quero dizer que tudo tem seu lugar certo e principalmente: o público certo.
Ampliando: o figura quer provar que ele é o “the best", quer mostrar para todo mundo o quanto ele domina seu instrumento. Sai tocando um negócio tão complicado, cheio de contratempos, frases rápidas e escalas diferentes que não passa nada de sentimento para o público, apenas para os outros músicos (“eu sou melhor do que vocês”). (Competência)
Pergunta: você toca para você mesmo ou para o público? Quem vai pagar suas contas no final do mês?

Para você que toca no louvor da sua igreja ou tem uma banda gospel: você toca para você mesmo ou para trazer um ambiente de adoração a Deus? Ou para trazer um ambiente que leve as pessoas a transformar suas vidas? (Tocando no louvor)


Música é arte, fazer música nos proporciona prazer, mas também é uma “ferramenta” de transformação. Faça bom uso dessa ferramenta!






0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB