sexta-feira, 27 de maio de 2011

DICAS PARA USAR METRÔNOMO

No post sobre como manter o andamento (veja o post) defendi a ideia de que temos que obrigatoriamente usar o metrônomo para estudar.


Quero agora passar algumas dicas para que estudar com o metrônomo não se torne uma tortura mas que seja produtivo e recompensador. São algumas práticas que utilizo na minha rotina de estudos.


Claro que são dicas e não normas, com o tempo você irá encontrar maneiras que sejam melhores para a sua realidade.


VAMOS ÀS DICAS:

Escolha um exercício para estudar: pode ser um groove, uma escala, uma melodia ou uma parte de uma música.

Comece a fazer o exercício em uma velocidade confortável: neste andamento confortável você consegue realizar cada movimento de maneira controlada e exatamente no tempo correto.

Depois de realizar algumas vezes sem errar aumente gradativamente a velocidade do andamento: você pode realizar por exemplo 8 vezes o exercício de maneira perfeita para então aumentar a velocidade. Enquanto não conseguir realizar as 8 vezes perfeitamente continue a fazer o exercício.

Aumentar a velocidade gradativamente, mas em quanto?
O quanto você irá aumentar a velocidade do andamento depende se você está perto do seu limite máximo de velocidade para o exercício ou se está longe. Se estiver perto do seu limite aumente apenas 4 ou 2 bpm (o que é bpm?), se estiver longe aumente 8 ou até 16 bpm.

O que é bpm: sigla para “batidas por minuto”. É a velocidade, o andamento traduzido em números. Por exemplo: 144 bpm significa que o metrônomo irá tocar 144 vezes em um minuto.

Quando chegar na sua velocidade máxima para aquele exercício e você quer tocar ainda mais rápido faça o seguinte: diminua a velocidade pela metade, toque um pouco nessa velocidade e depois volte na velocidade máxima mais 2 bpm. Faça isso até cansar, depois passe para outro exercício menos “pesado” para dar um tempo aos seus músculos. Volte a estudar o exercício um ou dois dias depois.

E se for uma música onde não quero aumentar a velocidade? Se a música é rápida treine com 4 bpm acima da velocidade da música. Se a música é lenta treine na velocidade correta.

Volume do metrônomo. Cuidado para não machucar seus ouvidos! Existe um fato interessante quando tocamos exatamente no tempo: o som do metrônomo some. Eu sei quando estou fora do tempo exatamente por isso, e se não ouço o metrônomo é porque estou no tempo.

Mantenha o andamento!

TuTuPáá!!

1 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio, valeu pelas dicas de como usar o metrônomo ! Abraços - Luis SP

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB