domingo, 26 de junho de 2011

TOCAR COM PEGADA

Antes de qualquer outra coisa já vou dizer: tocar com pegada não tem nada a ver com tocar alto ou com força. Com o que tem a ver? É esse o assunto.

Aos que não sabem o que é “pegada” vou tentar descrever: sabe quando você ouve alguém tocando e parece que tudo está afinado, no tempo certo, o som tem uma presença, um timbre e uma consistência que parece que te envolve? É isso. Parece simples, afinal todo mundo tem que tocar afinado e no tempo certo. Mas e a parte da presença e da consistência? É como se você sentisse que aquele músico tem autoridade para tocar acima da média.

Não sei se consegui descrever o que é tocar com pegada, quem sabe se você ouvir o vídeo do Toto abaixo (I´ll Be Over You do disco Fahrenheit) você possa perceber o que quero dizer. Claro que todos na banda têm uma pegada fantástica, Jeff Porcaro e Mike Porcaro juntos proporcionavam uma cozinha “poderosa”, mas preste atenção ao solo do guitarrista Steve Lukater (tanto o do meio quanto o do final da música): afinação, tempo, presença e timbre que dão uma consistência ao som que não podemos negar, o cara tem pegada. Inclusive escolhi uma música lenta como exemplo para demonstrar que toda música precisa ser tocada com pegada, não apenas o rock e suas vertentes.



É interessante quando dizemos que alguém tem pegada. Parece um dom divino outorgado somente a alguns. Talvez seja mesmo dado a alguns mas isso não quer dizer que não possa ser desenvolvido por quem deseja.

Tocar com pegada requer dominar seu instrumento, sem domínio do que você faz é impossível ter pegada.

O que ajuda a aprimorar sua pegada:
  • Estudar com metrônomo: ter domínio do tempo é o mínimo necessário.
  • Estudar leitura rítmica: ajuda a conhecer as figuras mais utilizadas quando estamos tocando. Figuras aqui significa por exemplo uma “batida de violão” ou um riff de guitarra.
  • Para os bateristas: estudar rudimentos como papamama e paradidle. Estudar os exercícios do Stick Control.
  • Estudar dinâmica: você tem que ter pegada em qualquer volume, seja tocando leve como uma bossa-nova ou tocando uma heavy-metal pesado.

Você notou que todas a dicas acima tem a palavra “estudar”?
Captou a mensagem?

TuTuPáá!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB