domingo, 21 de agosto de 2011

PORQUE AUTODITADA?


 
Ou porque ter um professor?

Como diz Galfield: “Eu não era o mesmo antes de me instruir!”
 
Autodidata é a pessoa que aprende algo por conta própria. Pesquisa, estuda, observa, experimenta e desenvolve uma habilidade ou um conhecimento.
Eu diria que na música a maior parte dos que tocam algum instrumento é autodidata. Desenvolvem a habilidade de tocar de tanto tentar. Pegam dicas de outros músicos, assistem a vídeos e estudam.

Conheço músicos autodidatas e outros que aprenderam com professores, e o que percebo é que resultado musical varia...  E é normal variar, pois cada um tem um dom diferente, uma história diferente, gastou mais tempo ou menos. Responder às perguntas iniciais não é possível através do resultado. Nem sei se é possível!

Vamos pegar um exemplo. Qual baterista que não ouviu falar de Neil Peart? Se você nunca ouviu falar dele acesse os links abaixo. Eu diria que se você é baterista ou deseja ser é obrigatório conhecer o mínimo de Neil Peart.




Esse é um dos últimos vídeos com ele que encontrei.




Neil Peart aprendeu com um professor e desenvolveu uma carreira na bateria como nenhum outro, é talvez o baterista mais premiado até hoje (se você leu abriu alguns dos links acima deu para ter uma idéia). O que achei interessante sobre ele é que, depois de ter ganhado todos estes prêmios ele resolveu ter aulas novamente. Não é estranho? O que levou Neil Peart a procurar um professor?

Ele concluiu que tinha chegado a um limite físico e não estava satisfeito com a maneira como soava. Eu acho isso incrível. Apesar de ser considerado por todos como o melhor, ele mesmo não estava satisfeito. E quer saber? Depois de ter aprendido novos conceitos com Freddie Gruber (seu novo professor) ele ficou ainda melhor, ainda mais musical. E pensar que às vezes encontramos alguns músicos que se acham tão bons...

Isso aconteceu a mais de dez anos, mas serve como exemplo tanto para o tema como para nós.

Alguns sempre irão preferir a instrução de um professor, outros nunca irão considerar procurar um. O que eu diria que é importante: SEMPRE PODEMOS APRENDER MAIS, SEMPRE PODEMOS MELHORAR.

Não há limites!

Vamos estudar então!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB