quarta-feira, 18 de maio de 2011

MANTENDO O ANDAMENTO

Quando falamos de velocidade da música ou melhor, do andamento, estamos falando de algo óbvio, que todos entendem. O detalhe importante é saber como utilizar bem essa característica da música.


Mas porque manter o andamento da música é tão importante?
É só imaginar uma banda em que cada instrumento banda tocasse em uma velocidade diferente, seria horrível! Andamento (ou velocidade) é uma convenção, isto é, um padrão que se utiliza para todos executarem as notas ao mesmo tempo, assim a música fica mais agradável.

Agora. Existem exceções. Apesar de ser uma convenção isso não quer dizer que uma banda ou dirigente de louvor não possa variar a velocidade da música. Se todos os músicos e cantores estiverem bem entrosados é possível variar a velocidade de maneira que fique bonito e isso é feito para criar o ambiente que se deseja (veja post).

Mas como manter o andamento?
Simples: metrônomo.
Começa quando você treina seu instrumento. É obrigatório usar um metrônomo para estudar suas escalas, licks, riffs, solos, grooves, rítmos, tudo. Não apenas os bateristas, todos os músicos, inclusive os cantores. Quem nunca passou aperto com um cantor que adianta a entrada ou arrasta a música?

Depois de estudar bastante com metrônomo você internaliza isso a ponto de manter o andamento de maneira razoável sem usar o bendito. Leva tempo? Sim, mas menos tempo do que aprender a manter o tempo sem metrônomo (e passa menos vergonha também).

Outro ganho ao estudar com metrônomo é que, como você está acostumado a manter o tempo quando você vai tocar ao vivo (ou em um ensaio) você não se perde, não atravessa, e se por acaso se perder você volta ao tempo certo muito rápido (tem gente que nem vai perceber).


Mais outras questões e sugestões:

1. Bateristas: seu papel é centralizar a “função tempo”. Não adianta fazer viradas mirabolantes se você perde o tempo quando volta ao groove, você mata a banda e o clima. Melhor simplificar do que complicar, seu público quer dançar, pular, adorar, louvar, cantar e fica sem graça se o tempo variar.

2. Cantores e instrumentistas: quem tem que centralizar a informação “tempo” é o baterista, todos tem que prestar atenção nele e seguir o tempo dele (a não ser que haja um maestro). É mais legal você falar para o baterista que ele está atrasando ou adiantando do que tentar “puxar” para o tempo. Leia o post sobre competência.

3. Utilize metrônomo nos ensaios da sua banda, nem que somente o baterista ouça o metrônomo. Quando estiverem firmes e acostumados toque com metrônomo ao vivo também. Eu particularmente gosto de usar metrônomo ao vivo.

4. Quando você for gravar em um estúdio com certeza irá usar um metrônomo, esteja pronto para isso.


Assim como a dinâmica, o andamento é fundamental na música. Gaste tempo com isso, aprenda e cresça.

TUTUPÁÁ!!

1 comentários:

Anônimo disse...

MT LEGAL,MSM...

Postar um comentário

 

©2009 TuTuPáá | by TNB